terça-feira, 17 de agosto de 2010

Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves - RS


Hoje resolvi falar mais um pouco da minha terrinha, tinha umas fotos legais aqui no PC e achei interessante compartilhá-las com vocês!
Essas fotos tiramos nos Caminhos de Pedra, na visita da minha querida amiga Máylla e o seu namorado, Diego, que moram em Curitiba e vieram passar uns dias aqui em Bento em dezembro do ano passado.

Eu sou suspeita em falar, mas o lugar é lindo, hein! Paisagens repletas de muito verde, construções antigas, erguidas pelos colonizadores italianos, vinícolas e muito mais. Um show de beleza e formosura para nossos olhos. ^^

















O Projeto Caminhos de Pedra

"Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha desde 1875.

O projeto surgiu a partir de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, realizado no ano de 1987. Constatou-se então que o Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior número de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, conseqüentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que passou na década de 1960-70 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.









Esse precioso acervo material, parcialmente abandonado e esquecido, exigia uma ação rápida para não ter a mesma sorte de tantas e tantas casas de pedra, madeira e alvenaria que acabaram ruindo ou sendo demolidas. Com recursos do Hotel Dall’Onder algumas casas foram restauradas e passaram a receber visitação. O primeiro grupo de turistas proveniente de São Paulo, pertencentes à Agência CVC foi recebido na Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.

O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, com assessoria do SEBRAE foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, congregando empreendedores e simpatizantes. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc. Este ambicioso projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano 1998 passando a partir de então a captar recursos das empresas locais através do Sistema LIC (Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RS).










Considerado pioneiro no seu segmento o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional e internacional tendo sido tema de muitos estudos e teses em termos de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo e administração entre outros.

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 60 associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 50.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui 13 pontos de Visitação e 53 pontos de Observação Externa"























Essa é a Casa da Ovelha. É uma das coisas mais legais. É uma fazenda, fábrica e varejo. Ou seja, eles criam ovelhas lá (e os visitantes podem ver a fazenda, mexer nelas e até ficar correndo atrás delas se quiserem! hahaha), fabricam inúmeros produtos com o leite e a lã das ovelhas (queijos, cremes, casacos, mantas, tapetes, e muitas outras coisas) e vendem na lojinha (essa que nós estamos entrando ali na foto! hehe), fora as lembrancinhas e cartões postais que eles vendem também. A lojinha é show!




















Olha eu e o Edu ali na varandinha, que romântico! *-* hehehe

Diego, Máylla, Edu e eu! Em frente ao moinho d'água. ;)



















Esse lindo complexo é a Vinícola Salton. O lugar é enorme (cerca de 30.000 m²) e lindo demais !!!! *-* Cercada por belos jardins, com padrão arquitetônico europeu, essa construção é imponente e harmoniosa! Parece mesmo que estamos na Europa! Eu me apaixonei! E eles produzem vinho ali tabém! hehehehe


CONFIRA AQUI UM INCRÍVEL PASSEIO FOTOGRÁFICO PELOS
CAMINHOS DE PEDRA E VALE DOS VINHEDOS!


Esses são apenas alguns dos atrativos dos Caminhos de Pedra. O passeio é lindo! Vale à pena conhecer! Se você visitar a Serra Gaúcha, de um pulinho em Bento Gonçalves e conheça o Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Como eu disse anteriormente, um pedacinho da Europa aqui no Brasil! ;) Deguste bons vinhos, aprecie a deliciosa gastronomia italiana e se apaixone pela paisagem bucólica.


Bjosss
PB


7 comentários:

Paparico Pop disse...

Debizitaa!!

Primeiro vou dizer q vc é lindonaaaa!! Pela sua foto do blog pensei q fosse mais velha, mas tem mó cara de garotinha... rss

Qto ao post, pois é, tb conheço gente q vive reclamando de tudo. Eu, infelizmente, não tenho como ajudar muito financeiramente e pra ser sincera, acho essa ajuda bem comoda, por isso prefiro doar o que não é tangível e q tb faz um bem danado!!!

E que bom q gostou da agenda!! Fiz com mó carinho!!!!

Bjubjuu

- disse...

Mulher eu sempre gosto de tons de rosa,e não da mesmo para julgar o livro pela capa,kkk R$1,oo,acho que nunca fiz um investimento tão bom assim,kkk!,Ah e quanto a sua terrinha da vontade de comprar a passagem e ir para i agora mesmo! kkk' tudo muito lindo,beeijão flôr.


www.necessarioenecessaires.blogspot.com

Mayara disse...

QUE LUGAR LINDO!
DEVE TER APROVEITADO BASTANTE...
MTO BOM FAZER PASSEIOS ASSIM DIFERENTES

BJS

Monike disse...

Adorei as fotos, que lugar lindo

F. Pian! disse...

que lugar lindoooooooo

bj

fabianapian.blogspot.com

Gabrielly disse...

Que fotos lindas!
adorei!

;] gabriellyrosa.blogspot.com
KISS*
G.R ♥

pequena disse...

Amei que lugar mais lindo flor rsss
To passando pra deixar bjocas grandes e desejar um bom domingo rs

bjo amiga

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails